heloisa vitoria store

Como montar um negócio ou empresa de limpeza de telhados.

Como ter um negócio Próprio, lucrativo e começar a viver por conta própria em uma semana.

Apresentação.

Nos dias de hoje com tantas mudanças e pandemias, faz se necessário nos reinventar, mudar e buscar uma nova colocação, A limpeza de telhados e afins torna se bem atraente, pois com baixo investimento e produtos que você pode encontrar aí em sua cidade, pode se iniciar um negócio de sucesso. O setor da limpeza cresce assustadoramente, pois a cada dia mais as pessoas evitam trabalhos que podem solicitar a outras pessoas, porem com o empoderamento financeiro das pessoas e devido a tecnologia, os serviços braçais estão tornando se muito rentáveis e podem facilmente atingir centenas ou até milhares de reais por dia.

Demostrarei nesse curso que além de relativamente fácil e muito lucrativo, podemos ter a sonhada empresa com altos ganhos e investimento baixo

Não tenha medo, estou aqui para ajuda lo.

Quem sou eu?

Meu nome é Alquemar da Silva Vargas

Casado, com três filhos, cristão, trabalhei no setor de tecnologia e automação por mais de 25 anos, onde adquiri muito conhecimento na área e onde fiz a maioria da minha formação, passei por empresas próprias, grandes corporações, desenvolvimento de equipamentos e pessoas. Sou empreteço, como vários cursos de PNL, vendas, finanças e atendimento.

Comecei a empresa de limpeza de Telhado comprando uma franquia no setor sem saber nada e na confiança do franqueador que na época me custou perto de 50.000,00 reais. O que o franqueador não me contou era que o suporte seria fraco, a concorrência grande e que se eu continuasse com a franquia nunca teria o retorno do financiamento devido ao auto custo do produto, das amarras com o franqueador e por ter pago um valor totalmente fora de mercado.

Bem, mas é assim que se aprende né? Tomando na cabeça? Não, não é. Tive que me reinventar e fazer muitas mudanças no negócio, que foram desde a troca dos equipamentos fornecido por um desenvolvido por mim até a criação der forma de limpador de telhado própria e de custo 5 vezes mais barata, até a mudança nos processos e a adição de nosso produtos e serviços.

Todo o tempo e gastos alto que eu tive me trouxeram até aqui onde colocarei de forma rápida e segura e simples e barata para você não passar o que passei e ter sucesso já com esse fabuloso mercado de limpeza profissional.
Demostrarei nesse curso que além de relativamente fácil e muito lucrativo, podemos ter a sonhada empresa com altos ganhos e investimento baixo

Não tenha medo, estou aqui para ajuda lo.

O que você vai aprender?

Nesse treinamento você vai aprender todo o necessário para trabalhar com limpeza, não somente de telhado como em diversas superficies como pisos, fachadas, grades, muros, paredes etc.

Para se ter sucesso nesse negócio, você deverá prestar bem atenção aos detalhes do ambiente do cliente, pois tudo começa com o cliente e é finalizado por ele.

Atender as necessidades e desejos do cliente deve ser levado a sério, pois um serviço nem tão bom, mas com um atendimento incrível, é melhor que um serviço impecável com um atendimento ruim.

Prestar bem atenção e escrever com detalhes tudo o que o cliente quer definirá o resultado do atendimento, portanto tenha a mão um bloco de pedido e ficha de anamnésia para definir o que será executado.

Como serão utilizados produtos químicos, equipamentos profissionais e escadas, ter uma atenção especial como pessoas passando pelo local da obra, animais e plantas também devem ser retirados do ambiente quando possível, para evitar danos à saúde e ao imóvel do cliente também devemos afastar roupas, calçados automóveis e qualquer bem passível de dano.

Ao terminar, reúna e liste todos os itens que foram levados às clientes, evitando esquecer qualquer item no cliente, o que acarretaria em prejuízos, perdas e problemas para o cliente.

Alguns dos produtos utilizados são condutivos, portanto é imprescindível que evite a todo custo que equipamentos elétricos estejam em contato com os produtos, pois a possibilidade de danos é enorme.

Para se trabalhar com limpeza, devemos seguir à risca os procedimentos de segurança, pois estará exposto a produtos químicos, e trabalho em altura, um risco presente o tempo todo

Cada funcionário que esteja envolvido em qualquer parte das operações deverá ter todos os EPI´s, equipamento de trabalho em altura e a NR35 norma que descreve como a segurança deve ser feita em altura.

A legislação deverá ser respeitada e todos os impostos e encargos deverão ser pagos assim como qualquer normativa legal.

Aconselha se a utilização de seguro de vida para os envolvidos.

Porque limpar o telhado?

Nos telhados de nossas casas, empresas, prédios e qualquer edificações, acumulam se muitos tipos de microrganismos como fungos, mofos bolores, fezes de animais, poeira, poluição, chuvas acidas, e muitas outras sujidades inimagináveis, mas é bom saber que a maioria das sujidades são organismos vivos e que esses podem penetrar na porosidade da telha e até passar para o outro lado da telha, levando esses patógenos para o interior das casas e com isso tornar se potência causador das mais variadas doenças, além de enfraquecer as telhas, tornado as quebradiças.

Muitos clientes querem lavar o telhado usando agua e hidro lavadoras além de produtos ácidos e até muito alcalinos o que torna a estrutura das telhas enfraquecidas

Outros clientes solicitam a impermeabilização e ou pintura do telhado com duas finalidades a primeira para melhorar a estética da casa mudando a cor e até os brilhos do telhado, outros porem o fazem na esperança de que o telhado não suje ou demore mais para precisar limpeza. Posso dizer que em geral isso é um engano, pois mesmo pintando, impermeabilizando as telhas sujarão sem dúvidas, pois como qualquer outra parte de edificação exposta ao tempo sujam, um exemplo é a lataria de um automóvel, que é lisa e polida ao ponto de refletir a luz e mesmo assim após alguns dias exposta ao tempo já começa a sujar e se nada for feito em alguns tempos estará mofada e com todo tipo de sujidade.

Mas a boa notícia é que com o método de limpeza a seco com nossa tecnologia a limpeza se dá de forma rápida e sem stress e com excelente durabilidade.

Limpar o telhado dá ao imóvel o aspecto de novo, limpo e bonito. Deve se tratar o telhado não somente para embeleza ló, mas também para que esse dure muito tempo.

Como iniciar um negócio de limpeza de telhado.

Para iniciar nesse setor, é necessário que o aplicador treine bastante antes de efetivamente ir ao cliente, treine em sua casa, nas casas de amigos, parentes instituição de caridade, o importante é treinar. Muitas vezes será necessário aplicar de graça, isso dará a você todo a segurança e evitara desgastes e prejuízos financeiros aos envolvidos,

Assegure se de ter pelo menos os seguintes itens: escada 7 metros de alumínio ou fibra, escada 4 metros do mesmo material, hidro lavadora de preferência profissional, mas se não for possível, pelo menos uma de boa qualidade, maquina aplicadora de produtos como a HV2020 ou até mesmo uma máquina de pulverização costal. Embora não aconselhemos a máquina para as costas, pois ao subir em telhado com pesos extra e muito perigoso, ainda é necessárias mangueiras de pelo menos 30 metros com conexões de engate rápido, cordas de material sintético e resistentes a produtos químicos, mosquetões, talabartes, trava quedas, e qualquer outro equipamento de trabalho em altura que necessitar além de todos os edis como mascaras, viseiras, uniforme em material sintético, botas de borracha. Baldes, rodos e vassouras são item essenciais, além de produtos para limpeza variados.

Antes de sair de casa confirme com o cliente se está tudo ok para iniciar o serviço, pergunte se os animais domésticos estão em local seguro, se não existe roupas no varal, se os veículos estão fora do alcance dos produtos a serem usados e qualquer possibilidade de problema deve ser prevista e resolvida.

Tome especial cuidado com o orçamento e prospecção de clientes novos, pois isso poderá fazer suas vendas aumentarem, convide os vizinhos de seu cliente na hora da aplicação a dar uma passada no local e observar seu trabalho e o resultado que se está obtendo, existe a grande possibilidade de você sair dali com outros clientes.

Equipamentos necessários.

Tenha sempre com você os seguintes produtos:

Limpa Telhado para pelo menos o dobro do serviço que vai fazer. Por exemplo se vai fazer um imóvel que precisará de 50 litros do produto, leve 100 litros, pois existe a possibilidade de as coisas não ocorrerem conforme o planejado, o cliente pode querer fazer mais coisas como muros edículas calçadas e grades. O rendimento do produto pode variar dependendo da sujidade, por tanto a prevenção é a melhor opção.

Produtos para limpeza de pisos como limpa pisos, intercap, solopan, etc.

Vinagre para limpeza da máquina aplicadora, e neutralizar produtos alcalinos

Liquido usado em radiadores para limpeza da aplicadora.

Ante ferrugem

Enzimas de limpeza de caixas de gordura

Sabão neutro para cozinha

Com o tempo e experiência outros produtos serão acrescentados dependendo da região e inclinação que voce tiver.

Hidro lavadora:

De preferência profissional, pela minha experiência posso dizer que equipamentos profissionais dão rendimento tão superior que valera a pede adquiri lós, mas aí depende de sua condição do momento. Eu uso as da karcher, mas existem outras a seu gosto.

Escadas:

Como nosso trabalho é exposto a umidade e produtos químicos, escolhas escadas sem partes em ferro ou aço, use escadas em fibra ou alumínio, as de alumínio são muito boas e mais baratas, tenha de preferência escadas telescópicas e que possam abrir em V invertido, uma escada grande de pelo menos 7 metros aberta e outra de 4 metros são ideal, mas se não for possível tenha uma de sete metro e alugue outra quando necessário, o usa de andaimes também serão necessários em algumas ocasiões alugue-os quando precisar.

Máquinas Aplicadoras:

O ideal é utilizar maquinas de alto rendimento e resistente a produtos químicos.

Maquinas que não tenham peças em ferro, aço, cobre, zinco, cromo e qualquer outro suscetível a cloro e produtos ácidos não são recomendados.

Nós desenvolvemos uma máquina HV2020 que tem rendimento incrível e pode ser usada por até três operadores e em altura de 30 metros com um operador e aguenta muito com pouca manutenção, mas se quiser poderá usar uma máquina de aplicar veneno inicialmente, mas essa não aguenta por muito tempo, rende pouco e acrescenta até 20 quilos ao operador em trabalhos em altura e pode alimentar enfrente o risco de quedas e acidentes.

Compressor:

Se optar por acrescentar pintura de telhados e grade acrescente um kit de compressor com pistola de pintura com baixa pressão. Opte por alugar no início até capitalizar.

Aspirador de pó e líquidos:

Um aspirador de qualidade é recomendado para limpeza de ralos, caixa de dejetos, calhas, caixas de agua, forros, sujeiras em pisos, ou qualquer outra possibilidade que aparecer.

Maquina lavadora e polidora de pisos:

Se for limpar e polir pisos use uma máquina de limpeza de pisos profissional como a Starmix e uma politriz manual.

Furadeira:

Uma boa furadeira vai lhe ajudar muito em muitos casos, inclusive para misturar produtos, dissolver coisas etc.

Multímetro:

Um bom multímetro e conhecimentos básicos de hidráulica e elétrica ajudarão muito, tenham um multímetro a mão.

Entro outros como cola de canos, algumas conexões, engates rápidos, fitas crepe, isolante, etc.

Kit de ferramentas:

Tenha um kit com as seguintes ferramentas:

Jogo de chaves de fenda e Philips, jogo de chaves de boca, alicate universal, chave de grifo, chave regulável para cano, etc.

Veículo:

Uma pick-up seria ideal, mas seu carro mesmo serve, até mesmo uma bicicleta dá certo no começo, uma carretinha também pode ajudar, claro que quanto melhor o veículo melhor.

Equipamentos para segurança, uniforme e uso nos trabalhos :

Para se ter sucesso nessa área, precisamos seguir as regras básicas de saúde e segurança e com isso passarmos a confiança necessária aos clientes.

Os EPI´s básicos que devemos usar são:

Mascaras de segurança com carvão ativado, própria para uso com produtos à base de cloro e ácidos e líquidos

Luvas de borracha resistentes, mas que permitam a movimentação

Óculos de proteção ou viseiras

Botas de borrachas de cano alto

Vestimenta com calças e blusa de mangas compridas em material sintético que protege e não é danificado pelos produtos químicos, chapéu e boné com abas que protegem o pescoço nuca e orelhas. Pode se usar um macacão descartável por baixo para maior proteção.

O equipamento de segurança indispensáveis são:

Cordas de material sintético resistente a uso molhado e com produtos de limpeza e na medida recomendável por profissional de segurança no trabalho e com tamanhos compativeis com os serviços do dia a dia.

Trava quedas para corda de material não ferroso de boa qualidade e resistentes s corrosão

Mosquetões

Ganchos

Cinto de segurança recomendado por profissional de segurança no trabalho

Levar em consideração qualquer outro equipamento recomendado por profissional de segurança no trabalho, é imprescindível fazer a NR35 norma para trabalho em altura e também se possível a nr10 e Nr34 para trabalho em confinamento.

Para trabalho com limpeza de caixa de água e limpeza de dejetos deve se verificar a legislação local e licenças da vigilância sanitária.

Legislação e Qnai

Cada cidade e cada estado possui algumas peculiaridades para empresas de limpeza, mas no geral pode se trabalhar como pessoa física, mas não recomendamos isso, pois não se tem a proteção do sistema de trabalho, nem financiamentos nem nada que as empresas podem ter de benefícios, também precisa se ter um ajudante e esse deve ter a proteção da CLT -.

Pode se abrir uma MEI, porem o limite de faturamento e pequeno e não se consegue os mesmos benefícios de uma empresa em outro regime de trabalho.

Como vender e prospectar clientes

A venda de limpeza de telhado na verdade é muito simples, vamos explanar aqui como você pode vender os serviços e produtos de sua empresa:

O uso de ferramentas e técnicas de venda determinam o seu sucesso e não devem ser negligenciadas.

Vamos demostrar quais as técnicas mais eficazes e como usa-las

Primeiramente você precisa saber exatamente que serviços e produtos vai oferecer e que realmente domina, não ofereça nada em que não possa entregar com qualidade e excelência que superem as necessidades do cliente.

Venda consiste em descobrir de que o cliente precisa, deseja e quais as pessoas que estão perto dela querem. Veja muitas vezes saímos de casa para comprar um produto que precisamos muito como pneus para nosso carro e voltamos para casa com um celular novo que um vendedor habilidoso nos vendeu. Então precisamos utilizar a mesma técnica em nosso favor e em favor de nosso cliente, veja não estou falando em agir de forma a enganar o cliente, mas sim de leva ló a decidir por não por outro fornecedor.

Não tenha dó do cliente, nem pense que seu cliente é um coitado, não julgue o potencial do cliente e nunca engane ou tente induzir o cliente a comprar algo que ele não quer. Respeite o cliente, argumente com ele e entregue tudo e mais um pouco que você prometeu.

O respeito deve ser constante e devemos prestar atenção no cliente, esteja presente e escute seu cliente, não o interrompa deixe que ele explique sua necessidade, preste especial atenção aos detalhes e aquela palavrinha que passa rápido dentro da frase.  Quanto mais o cliente falar mais saberá dele, mas ele deve ser conduzido para o assunto em questão sempre que você perceber que ele está saindo do assunto, pois algumas clientes só querem conversar sobre assuntos aleatórios, sendo assim cabe a você conduzir com habilidade a conversa.

Quais ferramentas deve usar:

As ferramentas digitais que são importantes são as seguintes:

Primeiramente tenha um site ou pagina de vendas – isso é importante, pois hoje em dia as pessoas estão na internet, e assim como você precisa de um endereço físico, precisa também de um endereço digital. Nesse site, deve ter todas as informações sobre sua empresa, sobre você e sobre seus serviços e sobre seus produtos, também é importante que os clientes possam ter forma de contato com você de forma rápida e pratica. Ali deve conter informações uteis para as pessoas e dica de como elas mesmas resolverem problemas simples.

Loja virtual, se vai vender produtos é importante ter uma loja virtual onde o cliente entra e compra seus produtos sem intervenção sua.

As formas de divulgação devem ser as seguintes

Google, a ferramenta mais eficiente e usada no mundo usada para se buscar praticamente qualquer coisa é o google, se você tiver habilidade coloque seu contato, site etc. nas configurações dele, mas se você não sabe fazer essas configurações, contrate um profissional para isso, em sua cidade deve com certeza tem uma pessoa que saiba configurar para que as pessoas vejam sua empresa, se isso não for possível, busque no próprio google ou em sites onde profissionais podem faze lo. Se não conseguir entre em contato comigo que te ajudo a buscar um bom profissional para isso.

Mídias sociais como facebook e instagran, use as para divulgar seus produtos e serviços, mostre fotos e vídeos de seus serviços.

Ofereça dicas e informe seus clientes sobre sua empresa e ofereça seus contatos para que ele entre em contato com sua empresa.

Agora tanto para começo, como para quem já está no mercado, a divulgação local é muito importante, veja como você pode divulgar seus serviços de forma direta e em sua comunidade e cidade:

Placas nas ruas

Uma forma muito eficiente é a colocação de placas em lugares públicos São placas feitas com pedaços de forro em PVC reciclado e impresso com tela de serigrafia, muito fácil de fazer e que muitas pessoas veem e do bom resultado. Evite colocar em lugares não autorizados. Peça para as pessoas se permitem que você as coloque e evite colocar em lugares onde pode atrapalhar a sinalização do transito.

Visita de porta em porta: escolha um bairro de preferência o seu em primeiro lugar, escolha uma rua, e uniformizado e com crachá e de posse de cartão com seus dados, bata de porta em porta sem se esquecer de nenhuma. Como uma prancheta ou celular com aplicativo para isso, apresente se fale que qual empresa você é, quais serviços você oferece, entregue seu cartão e pergunte qual interesse naquele momento o cliente em seus serviços. Caso ele não demostre interesse ou não possua autoridade para decidir e isso é comum, pois muitas pessoas trabalham fora e não estão em casa no horário comercial, pegue sua prancheta ou dispositivo eletrônico e preencha essa ficha com dados do cliente, telefone estado da edificação se está bem cuidada se o telhado este cuidado etc. combine um horário para ligar ou para voltar no local e faça isso mesmo, pois o cliente vai esperar. Caso o cliente se recuse em informar dados para você, anote isso na ficha com o endereço e de alguns dias de intervalo volte a visita los.

Caso o cliente aceite conversar, exponha que serviços presta e ofereça um orçamento gratuito, caso o cliente aceite fazer um orçamento, faça rapidamente mas com cuidados aos detalhes, demonstre conhecer do assunto, faça as medidas de forma cuidadosa e o mais certo possível, primeiro do telhado, com as medidas em mão coloque para o cliente que você trabalha com segurança, que possui empresa, que seu pessoa tem treinamento em altura, que paga certo seus impostos, fale que existe a responsabilidade civil que se alguma coisa acontecer com você e seus funcionários o cliente não será responsabilizado, que se quebrar alguma telha será substituído desde que o cliente tenha a telha( você deve pedir a telha e não se responsabilizar pela telha, é o cliente quem deve fornecer a telha). Que se existir outras quebrada você as substituirá mesmo que não seja você quem quebrou. Não assuma nada que não seja sua responsabilidade e que você não possa cumprir. Seja o mais claro possível com o cliente, não minta e não omita nada do cliente. Se possível tenha seguro de vida com danos a terceiros para você e para quem trabalhar com vc.

Depois de o serviço fechado, se o clima da conversa for favorável, ofereça outros serviços com desconto como limpar a grade por mais 50% do valor do servido adicional, observe o que mais possa ser feito. Não tenha medo nem vergonha de oferecer serviços adicionais. Em caso o cliente esteja relutante em fechar o serviço, ofereça um serviço adicional como presente para ele se ele fechar o serviço. Mantenha se firme e se der algo, peça algo em troca. Veja: o cliente pede 20% de desconto, ofereça 5% e demostre o quanto será bom para ele fazer o serviço com você. Se ele insistir ofereça 10%, mas ele terá que pagar à vista e vá negociando.

As formas de prospecção:

Telefone: A prospecção por telefone é bem simples, faça um script e siga o como por exemplo:

Comece com seus amigos e familiares, ligue sem vergonha e peça ajuda. Diga o que está fazendo e que precisa da ajuda deles, faça descontos, preços de custo, presente, troque por depoimentos, ou seja o que for preciso dentro de suas possiblidades e dentro das leis para ter os primeiros serviços, depois as coisas começam a andar de forma mais tranquila.

Script:

Olá fulano, aqui é Ciclano, estou iniciando uma empresa de limpeza de telhados e preciso fazer meu primeiro serviço e você foi escolhido para ser um de minha primeira cliente. Como somos parente e/ou amigos, vou lhes fazer um preço especial para que me ajuda a tornar esse negócio um sucesso e eu possa com isso melhorar a vida de minha família.

Posso fazer um orçamento gratuito?

Em caso de estranhos ou depois de já estar mais capitalizados:

Bom dia Senhor Fulano, meu nome é Ciclano, sou da empresa Tal, trabalhamos com embelezamento e tratamento de telhados e gostaríamos de oferecer a você um orçamento gratuito de nossos serviços. Podemos agendar um orçamento?

Depois disso deixe sua criatividade fluir. Com o tempo os resultados aparecem.

Como administrar seu negócio?

Administrar seu negócio não é difícil, nem fácil.

Para ter sucesso você vai precisar escolher entre estar como autônomo, MEI e ME, outros perfis de negócio ficam, mas para a frente.

Faça um curso de admiração de empresa e controle financeiro. O Sebrae e as Associações comercias podem te ajudar a fazer isso até de forma gratuita.

Fazer isso é sua obrigação e você terá que fazer sem delegar para ninguém.

1. Faça um planejamento estratégico

Estabeleça estratégias para alcançar os objetivos da empresa, levando em conta informações relativas a clientes, mercados, fornecedores, colaboradores, sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender. “Isso permite posicionar a organização de forma competitiva e garantir a sua continuidade”, garante Correa. Não basta fica só no planejamento. O próximo passo é criar planos de ação, definindo responsáveis, prazos e recursos necessários para a execução de atividades que visam atingir as principais metas e estratégias.

2. Promova melhorias contínuas

Inovar nos produtos, serviços, processos e métodos de gestão é um passo fundamental para garantir o crescimento do negócio. Ouça as contribuições de colaboradores e busque informações no mercado – as fontes podem ser outras empresas, concorrentes, universidades, centros de pesquisa e associações, entre outras. “A implantação de um programa permanente de melhoria e busca pela excelência contribui para o aumento da competitividade da empresa”, ressalta Correa.

3. Controle o desempenho

A criação de indicadores e metas que permitam controlar as principais atividades e analisar o desempenho do negócio é essencial para garantir uma boa gestão. “Reuniões regulares com os dirigentes da organização são fundamentais para mensurar os resultados obtidos e tomar medidas corretivas, quando necessário”, aponta o diretor da FNQ. Os indicadores e metas devem contemplar as principais áreas da empresa, entre elas finanças, produção, vendas, fornecedores, clientes, colaboradores e questões ambientais.

4. Não descuide das finanças

Fique de olho no fluxo de caixa e tenha sempre um plano orçamentário para, no mínimo, um ano. Correa ressalta que essa é “uma boa estratégia para assegurar a disponibilidade de recursos para a compra de materiais e serviços, o pagamento de funcionários e despesas, além do investimento em equipamentos para comercialização, prestação de serviços, produção e entrega”.

5. Organize as informações

Informações necessárias para a execução das atividades da empresa, análise e condução dos negócios devem ser organizadas em um sistema padronizado, que inclua ferramentas e tecnologias eficazes para atender as necessidades dos colaboradores. “A empresa deve compartilhar as informações a fim de permitir a execução adequada das funções. Quando registradas e documentadas, essas informações possibilitam a continuidade das atividades em caso de substituição de profissionais”, recomenda Correa.

6. Fique de olho na concorrência

Obtenha regularmente informações comparativas de outras empresas do mesmo segmento. “Essa prática é funcional para estimular as organizações a adotarem novas práticas e métodos de melhoria dos serviços, produtos e processos”, explica o diretor da FNQ.

7. Ouça os clientes

Organizar a carteira de clientes, agrupando-os por perfis similares, permite ao empreendedor identificar melhor suas necessidades e formatar serviços e produtos mais adequados para atendê-los. “Considerando as diferenças de cada cliente, é possível divulgar e oferecer produtos e serviços no canal mais adequado para atingi-los e despertar o interesse”, explica Correa. Promover avaliações periódicas de satisfação e criar canais adequados para ouvir as reclamações e sugestões também é importante. “É a melhor forma de identificar oportunidades de melhoria”, diz o especialista.

8. Gerencie os colaboradores

Defina claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores, deixando claro a participação de cada um para o sucesso do negócio. Também é importante oferecer capacitação aos colaboradores, criando planos de treinamento. “A organização deve ajudar a desenvolver as habilidades e conhecimentos dos colaboradores para exercer as atividades diárias”, afirma.

9. Promova a qualidade de vida

Adote ações que garantam o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, oferecendo benefícios adicionais aos exigidos por lei, como confraternizações e áreas de lazer. “Criar um ambiente mais participativo e agradável é essencial para proporcionar motivação para a realização do trabalho”, diz Correa.

10. Invista em responsabilidade social e ambiental

“Mais do que nunca, é importante estar atento ao consumo consciente, com o uso controlado de água, energia elétrica e papel, bem como o descarte correto de sobras de produção, lixo, lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressora e embalagens”, Prestar atenção aos danos que as atividades e instalações da empresa causam ao meio ambiente é essencial. Promova também ações e projeto sociais, conscientizando e envolvendo os colaboradores. “Dessa forma, é possível contribuir para o desenvolvimento sustentado da organização e do país”,

Cuidados e Dicas:

Em quais superfícies aplicar e quais os cuidados devo ter?

A limpeza não está dividida em local de instalação, ou seja: não existe um produto voltado a telhado, outro para piso, outro para muro, parede etc. Na verdade a limpeza profissional está dividida em tipo de sujidade, por exemplo: para lavar a louça usamos um detergente neutro ou sabão. Fazemos isso porque as principais sujidades da louça são gorduras, alguma terra leve, e outro raras sujidades. Sendo assim usamos um detergente que por suas características podem quebrar por assim dizer as moléculas de gordura e assim limpar a louça, também devemos levar em consideração que a limpeza doméstica que que se preocupar com a saúde dos usuários, visto que em casa ninguém ou quase ninguém usa EPI-s para lavar a louça e mais precisamos proteger o fabricante que não quer nenhum problema com os usuários de seus produtos. Nessa linha de pensamento chegamos a seguinte conclusão:

Primeiro precisamos descobrir o que basicamente limpa determinada sujidade, basicamente temos a seguinte condição.

Terra barro são limpos com produtos ácidos ou com alcalino clorados. Aí cabe escolher produtos que limpem sem agredir a superfície. Cada fabricante tem seus produtos e nós devemos escolher com atenção, seguir as instruções e aplicar com procedimento adequado.

Gorduras das mais variadas são limpas com produtos alcalinos como os sabões e saponáceos.

Orgânicos como sangue, pele, são limpos com produtos removedores orgânicos como a agua oxigenada ou peroxido de hidrogênio

Sujidades como mofo, bolores, fungos são removidos com produtos clorados.

As vezes limpamos uma superfície com um tipo de produto e aparece outra sujidade que não foi retirada, aí devemos usar outro produto para limpar essa outra sujidade.

Lembre se não existe um produto que limpe todo tipo de superfete. Não acredite em produtos mágicos, e muito importante, tome muito cuidado com produtos para limpeza de piso, pois muitos deles são muito agressivos e podem danificar a superfície.

Cuidados ao aplicar produtos

Cada superfete que você for tratar ou limpar pode ser atacada pelo produto que vai usar. Por exemplo: Cartazes, banners e fachadas feitas em impressão digital, podem ter atacado por produtos à base de cloro, metais podem ser atacados por ácidos. Sendo assim sempre faça teste em uma área buem pequena num cantinho onde não apareça. Aplique, limpe e espere o resultado, se nada acontecer prossiga com a limpeza, se for atacado, use outro produto e/ou busque i formação junto ao fabricante do produto.

Outro detalhe importante é que as vezes a sujidade causou danos na superfície e você consegue limpar, mas não retirar o dano, portanto informe ao cliente dessa possibilidade. Exemplo, fungos em forros e beirais se estiverem ali a muito tempo danificam a pintura e a própria superfete e assim depois da limpeza o dano aparece e o cliente pode achar que seu produto causou o dano. Se o cliente ao ser informado não concordar com a possibilidade de dano, ou você perceber que pode dar problema solicite em orçamento impresso que o cliente assine com a consciência dessa possiblidade, caso ele não concorde em assinar, não pegue o serviço. Às vezes desistir de um serviço antes de faze ló ou ao iniciar e perceber que pode dar problema de qualidade ou segurança é muito melhor que o prejuízo que isso pode causar.

Anamnésia

Perguntas e analise a ser feita na casa do cliente

De quanto em quanto tempo a caixa de gordura é limpa?

Vocês têm o habito de limpar os ralos dos banheiro e cozinha?

De onde vem a agua que vocês usam em sua casa para banho, cozinhar, beber, dar aos animais lavar a louça e regar as plantas?

De quanto em quanto tempo vocês limpam a caixa de agua?

A casa usa o sistema de esgoto público?

De quanto em quanto tempos a casa é dedetizada?

Como está o sistema de energia de sua casa, tem alguma coisa que não está funcionando adequadamente?

E o sistema hidráulico?

Vocês gostariam de ter agua de alta qualidade em toda casa livre de cloro, lodo ou qualquer impureza, além de tomar banho, sem os males do cloro e dos cases que provem deles?

Vocês conhecem os filtros centrais?

Como está a limpeza e higienização do ar condicionado?

Vocês conhecem as enzimas para limpeza que retiram os cheiros e material orgânico de banheiros e cozinha?

Vocês conhecem o sistema de geração de energia fotovoltaica?

Tem interesse em adquirir um sistema nos próximos 6 meses

Podemos fazer um orçamento sem compromisso?

Como está a grade e os muros de sua casa? Estão limpos e conservados?

Considerações finais.

Espero ter ajudado a todos que querem trabalhar com limpeza de telhado.

Em momento oportuno vamos abordar limpeza de equipamentos de energia solar e sanitização de superfícies infectadas com vírus, bactérias etc.

Fiquem em paz.

Precisa de Mim? Ligue 45 999560070 ou alquemar@gmail.com

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Seja nosso representante e conte com benefícios exclusivos.

Cadastre seu e-mail e receba novidades.

[wpforms id="11" title="false" description="false"]

Siga nossa página no Facebook e fique por dentro de novidades e promoções!

Site desenvolvido por Angelo Pimentel